sábado, 18 de junho de 2011

Histórias Falsas - Gonçalo M. Tavares



1.ª edição BIS: Setembro de 2010
(o original é da Campo das Letras, 2005)



Histórias Falsas para uma tarde bem passada, ou uma noite bem dormida. Disso não tenho dúvidas.
Foi o primeiro livro que eu li de Gonçalo M. Tavares. Não me desiludiu nem surpreendeu, o que é bom, na medida em que as minhas expectativas eram altas (ou não contasse o autor com uma mão cheia de prémios).

Não será certamente o melhor livro do autor, mas foi por aqui que o comecei a ler (tivesse eu mais tempo e dinheiro!). Histórias Falsas é um livro de contos, que nos conta nove histórias falsas... mas encostadas à verdade:
  1. A história de Julieta, a santa da Baviera
  2. A história de Lianor de Mileto
  3. A história de Listo Mercatore
  4. A história de Metão, o pequeno
  5. A história dos tiranos
  6. A história Aurius Anaxos
  7. A história de Elia de Mirceia
  8. A história de Faustina, a medrosa
  9. A história de Arquitas
Mas, para se ter uma ideia da obra, nada melhor do que as palavras do autor, que aparecem logo à cabeça da colectânea de contos, com o título Breve Nota:


Escritas no mesmo período, algumas destas Histórias Falsas foram sendo no entanto publicadas em momentos muito distintos, em revistas portuguesas e numa antologia de contos (Jovens escritores para a nova Europa) publicada em italiano e húngaro.
Não são histórias do género fantástico, mas um homem - de há três mil anos - pode nelas utilizar objectos que ainda não existiam.
Quando as escrevi o que me interessava era, em primeiro lugar, exercer um ligeiro desvio do olhar em relação à linha central da história da filosofia; por outro lado, tinha curiosidade em perceber o modo como a ficção (verosímil ou nem tanto) se pode encostar suavemente a um fragmento da verdade ao ponto em que tudo se mistura e se torna uniforme.
Gonçalo M. Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário