terça-feira, 21 de junho de 2011

Morreu o Dr. Watson - Edward Hardwicke (1932-2011)


"Elementar, meu caro Watson". Quem não conhece esta frase?

Faleceu no passado dia 16 de Maio um dos heróis da minha infância, o actor Edward Hardwicke, o famoso Dr. Watson. Agora que penso nisto, era um herói estranho, até porque demasiado envelhecido e ponderado para uma criança.

Mais, só recentemente quando comprei os dvd's da série completa, é que reparei aterrado que Edward Hardwicke não desempenhava o papel de Dr. Watson na primeira temporada (As Aventuras de Sherlock Holmes), mas sim, o actor Edmund Burke (ainda vivo). É incrivel, eu vi os episódios, mas com o tempo o cérebro desconstruiu as imagens e colocou na minha memória o Edward Hardwicke. Coisas espantosas da vida.

Bem, mas passemos a alguma informação factual: EH era filho de Cedric Hardwicke e Helena Pickard. Apareceu pela primeira vez no cinema com 10 anos no filme A Guy Named Joe (1943) e, se não estou enganado, o seu último filme foi a adaptação de Oliver Twist de Roman Polansky. Mas, a sua fama vem sobretudo na participação da famosa série da Granada. Assim, entre 1986 e1994, EH contracenou com Jeremy Brett (que morreu logo em 1995), nas temporadas O Regresso de Sherlock Holmes, O Diário de Sherlock Holmes, As Memórias de Sherlock Holmes, bem como alguns episódios duplos como O Cão dos Baskervilles, ou O Sinal dos Quatro.

Morreu no hospital.

Sem comentários:

Enviar um comentário