segunda-feira, 26 de março de 2012

Crime no Expresso do Oriente (1974)



Crime no Expresso do Oriente foi um filme realizado em 1974 por Sidney Lumet, a partir dum clássico livro com o mesmo nome de Agatha Christie. O filme conta seguramente com uma das maiores concentrações de talento da História do cinema, como por exemplo...

Albert Finney


Anthony Perkins


Jacqueline Bisset  




Lauren Bacall


Vanessa Redgrave


Sean Connery


Ingrid Bergman


Richard Widmark
                                                                 

(O inevitável trailer)


sábado, 17 de março de 2012

Milú em "O Costa do Castelo" e "O Grande Elias"



Sequências de Milú, em O Costa do Castelo

Em 1942, com a II.ª Guerra Mundial no seu auge, faziam-se comédias em Portugal, como foi o caso de O Costa do Castelo, de Arthur Duarte. Com esse filme, Milú (1926-2008), uma jovem de apenas 15 anos revelou-se definitivamente no panorama artístico português. Com o tempo firmou-se como uma artista de corpo inteiro, uma "sex symbol" e uma estrela com uma presença que não ficava atrás dos fenómenos holywoodescos do seu tempo. O seu último filme foi Kilas, o Mau da Fita de 1980, mas no entretanto, ficaram na retina desempenhos em grandes sucessos do cinema português como O Leão da Estrela ou O Grande Elias.


Milu canta A Casinha no filmes O Grande Elias (1950)



domingo, 11 de março de 2012

Sherlock Holmes vs. Professor Challenger



Em cima, Sherlock Holmes desenhado por Sidney Paget
Em baixo, Challenger, desenhado por Joseph Clement Coll


Arthur Ignatius Conan Doyle nasceu em Edimburgo em 1859 e faleceu em 1930, ficando universalmente conhecido por ser o criador do famoso detective Sherlock Holmes. Mas, o que muita gente desconhece é que Arthur Conan Doyle criou outra personagem concebida qual contraponto de Holmes - o Professor Challenger.
De facto, enquanto Holmes é alto e quase esquelético, com uma personalidade analítica, Challenger é baixo e atarracado, barbudo, agressivo e dominante, mas tal como Holmes apresenta peculiaridades que lhe conferem uma dimensão quase sobre-humana. Inspirado também num professor que teve na Universidade, o professor Rutherford, Challenger aparece já numa fase tardia da produção literária do autor, em 1912, com um marco na literatura de ficção científica, “The Lost Word”, que relata uma expedição à Amazónia que descobre um planalto onde alguns animais pré-históricos ainda sobreviviam.