quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Wilco



"The best live band in the world" NPR




"Best live band? How about plain old best band in the world right now?"
The Guardian




"The most important american band from the last 20 years"
Uncut



Wilco é uma banda de rock alternativo norte-americana formada em 1994 pelos membros restantes da banda de country alternativo Uncle Tupelo. Os Wilco mudaram de músicos com freqüência e apenas o cantor Jeff Tweedy e o baixista John Stirratt restam da encarnação original. Desde o início de 2004, juntaram-se ao grupo o guitarrista Nels Cline, multi-instrumentista Pat Sansone e Mikael Jorgensen, e o baterista Glenn Kotche. Wilco lançou oito álbuns de estúdio, um álbum duplo ao vivo, e três colaborações: duas com Billy Bragg, e outra com Minus 5.
Os álbuns "Yankee Hotel Foxtrot" e "A Ghost is Born" são considerados os trabalhos maiores da banda. As gravações de "Yankee Hotel Foxtrot" decorreram no meio de muita tensão. Discussões sobre o processo criativo surgiam entre membros da banda e os executivos da editora discográfica achavam que as músicas não eram suficientemente comercais. As gravações terminaram com o despedimento de dois dos músicos e com o término do contrato com a editora. Jeff Tweddy resolveu disponibilizar o álbum terminado, de graça, na internet até encontrar outra editora. Yankee Hotel Foxtrot tornou-se um sucesso imediato, um clássico da música americana contemporânea. Um moderno Sgt. Pepper´s na opinião de muitos.
O realizador Sam Jones que documentava a criação do álbum, acabou por criar um filme interessante sobre o equilíbrio entre a criação artística e a importância do negócio na música.

Excerto do filme de Sam Jones "I Am Trying to Break Your Heart: A Film About Wilco



Sem comentários:

Enviar um comentário